- Catia Lanzoni
O amor é uma grande decisão
Atualizado: 29 de Mar de 2020
Nossa, devo confessar que quando ouvi isso ela primeira vez achei totalmente frio e racional. De certa forma contraria tudo que “pensava”.

Mas depois de mergulhar um pouco mais no Universo Sistêmico, comecei a refletir sobre o tema e percebi do quanto somos compostos por “velhos paradigmas” que se enraízam em nós, como verdades absolutas.
Amor é algo que se constrói com o tempo, é um conjunto de ações e decisões diárias que vão alimentando e dando forma ao relacionamento.
Acredito muito que a vida é realmente feita de momentos e escolhas. Somos nós os responsáveis: semeamos, plantamos e depois vem a colheita. Os envolvidos decidem juntos trilhar e construir um novo caminho.
Mas as nossas dores, nosso passado, nossos medos e traumas, nem sempre possibilitam a confiança e a entrega. Assim nem sempre nos permitimos vivenciar um amor.
O medo de arriscar-se e decepcionar-se a viver (a semear e depois não colher), nos impede de ao menos tentar.
Por isso, hoje acredito: O amor é sim uma decisão!
Você não ama outra pessoa pelo que ela tem, mas pelo que ela realmente é. Pois muito do que ela tem, você também pode ter (basta decidir e fazer as coisas acontecerem). Já o que ela é, ninguém pode ser. Somos únicos no cenário da vida e cada escolha que fazemos implica uma renúncia.
Quando você decide amar outra pessoa, você está abrindo mão de certas coisas, escolhas. Isso é muito natural, você não pode plantar batatas e esperar colher melancias.
Decidir amar também implica riscos sim, mas possibilita muitos retornos. É ter com quem
compartilhar momentos ou mesmo se apoiar, pois se um cair o outro ajuda a levantar. É abandonar de vez a jornada solitária de conquistador e dedicar-se a planejar estratégias e decisões para fidelizar eternamente a pessoa amada (conquistá-la todos os dias).
Amar, além de ser uma grande decisão, é também um sentimento. Amar é decidir aprender novas coisas, mudar alguns dos velhos hábitos e fazer diferente. É despertar um novo olhar sobre as próprias questões.
Amar é ser feliz, é se entregar sem medo de sofrer.
Cátia Lanzoni - Coach, Trainer & Facilitadora